top of page
Buscar

O processo de luto na infância.


O luto é uma experiência universal, indissociável da condição humana e vivido em todas as fases do nosso ciclo de vida. Tal qual os adultos, as crianças vivem e respondem a perda, vivendo seus processos de luto. Entender o luto na infância é fundamental, visto que ele pode ter impactos importantes no desenvolvimento da criança.


O luto na infância é um processo complexo que pode se manifestar de diversas formas, dependendo da idade da criança, da natureza da perda, sistema familiar. É fundamental proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que a criança possa expressar suas emoções e ser acolhida.


Vale destacar que a família está vivendo também seu processo de luto, ficando muitas vezes indisponível para a necessidade de apoio da criança. Quando é necessário a intervenção terapêutica, temos um papel de outro-suporte tanto para a criança como para sua família, que precisa se reorganizar nesta nova configuração. A postura suportiva do terapeuta, questões de psicoeducação sobre os processos de luto podem contribuir muito nesta travessia.


O trabalho com a família contribui para a criação de um sistema de apoio sólido, fundamental para o atravessamento dos lutos vividos.


Além disso, é importante reconhecer a singularidade de cada criança, respeitando seu ritmo e formas de lidar com a dor. Nosso papel como terapeutas é apoiar o caminho para a assimilação e construção de significados para a perda.


Você já atendeu algum caso de luto na infância?


Vamos lembrar que o processo de luto não ocorre somente pela morte, pode ser vivido pelo divórcio dos pais, mudança de residência, perda de animal de estimação ou qualquer experiência que signifique uma perda para a criança.


Com carinho,


Patricia Barrachina Camps

Psicóloga

CRP: 06/63876






 
 
 

Comments


bottom of page