Grupo de estudos: Entre laços e nós, compreendendo as dinâmicas vinculares com base na Teoria do Apego e Gestalt-Terapia
A proposta do grupo de estudos é explorar as bases para a constituição de um desenvolvimento saudável, a partir dos aspectos relacionais. Com base nos pressupostos teóricos apresentados, teceremos um diálogo entre os conceitos, compreendendo como os fatores relacionais e o desenvolvimento estão ligados durante todo o ciclo de vida., e como podemos abordar estas questões na clínica psicológica.
Somos ontologicamente seres de relação. A criança ao nascer e seus primeiros meses de vida, vive uma experiência relacional constitutiva, em que não apenas busca satisfação de suas necessidades básicas, como também suas necessidades afetivas e de proteção. Crianças bem vinculadas com seus cuidadores, crescem com mais esperança no mundo, na disponibilidade do humano para se amparar em momentos de crise e angústia. Durante o percurso biográfico, existe uma tendência a manutenção do estilo de apego, pois crenças e aprendizados vividos tendem a se estender em vivências posteriores, porém sempre é possível ampliar nosso funcionamento para caminhar na direção de uma segurança maior. O ser humano tem então, ao longo da vida, a tendência de manutenção e a possibilidade de mudança.
Serão utilizados como base textos da Teoria do Apego e da Gestalt-terapia.
Público-alvo: Psicólogos, estudantes de psicologia e profissionais de saúde.
Sextas-feiras
17h as 19h
Encontros on-line via zoom
Facilitadora: Patricia Camps
CRP: 06/63876
Investimento: R$ 200,00 por mês.
Datas: 21/02, 28/03, 25/04, 30/05 e 27/06